A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que envolve a estrutura tridimensional do nariz e tem em conta componentes esqueléticos, como o osso e a cartilagem, e tecidos moles, como a pele, o tecido subcutâneo, os músculos e os vários ligamentos que existem e dão forma à aparência do nariz.
Do ponto de vista anatómico, o nariz está dividido em várias regiões, mas o tratamento de uma destas componentes tem habitualmente repercussão nas outras. Como tal, todas as variáveis são analisadas no planeamento da cirurgia.
Muitas vezes, os pacientes procuram reduzir a bossa nasal ou ter uma ponta nasal mais fina e definida, ou mesmo uma redução geral do tamanho nariz. Quando há traumatismo, a procura da correção dos desvios é frequente. Na cirurgia, a componente funcional é tão ou mais importante que a aparência, daí que, atualmente, não exista uma cirurgia nasal que não inclua uma abordagem funcional para, no mínimo, não agravar qualquer obstrução que possa existir.
Nos casos mais complexos, corrigem-se deformidades congénitas, como o lábio leporino. Existem também casos secundários e terciários em que, muitas vezes, as estruturas estão deformadas e necessitam de ser substituídas, com recurso a cartilagens da orelha ou da costela.
Os casos mais ligeiros podem, numa fase inicial, ser tratados por fillers, com o preenchimento de ácido hialurónico – rinomodelação.
Normalmente a rinoplastia está indicada em pessoas que preencham os seguintes critérios:
- Idade superior a 18 anos
- Deformidade nasal
- Bossa ou desvio lateral do nariz
- Ponta bolbosa ou boxy nose
- Afundamento central ou lateral do nariz
- Rinomegalia ou nariz grande
- Ocidentalização do nariz negroide ou asiático
- Nariz largo
- Pacientes saudáveis, emocionalmente estáveis e com expectativas realistas
As cicatrizes encontram-se dentro das narinas na rinoplastia fechada ou, então, também na columela, em forma de degrau ou em “V” invertido na rinoplastia aberta. Habitualmente ficam bem escondidas.
- Correção de deformidade e de desvios
- Ponta mais afinada e definida
- Apagamento da bossa
- Correção de afundamentos
- Nariz mais pequeno e mais fino
- Nariz mais ocidental, quer nas asas, que ficam mais pequenas, quer no dorso, mais definido e alto
- Melhoria da respiração nasal
- Melhoria da autoestima e da autoconfiança
2-3 horas
Sedação/Geral
Ambulatório - 1 dia
2 semanas
3-4 semanas
8-9 meses
8 dias
4 dias
O que pode ser alterado no meu nariz?
A rinoplastia é uma cirurgia personalizada, que depende das características, dimensões e imperfeições de cada nariz. A cirurgia tem como objetivo melhorar a estética e função do nariz, de forma a devolver qualidade de vida e autoestima ao paciente. Por outro lado, é imprescindível gerir expectativas e ter consciência de que não é viável tentar ter o nariz perfeito ou imitar o de outra pessoa.
As cicatrizes da rinoplastia são visíveis?
As incisões dependem da abordagem escolhida. Na rinoplastia fechada, as incisões são feitas por dentro do nariz. Na rinoplastia aberta, a incisão é realizada entre as narinas (columela) e os pontos de sutura são retirados 4 a 7 dias depois. Nas duas abordagens, as cicatrizes são quase impercetíveis.
Quando posso ver o resultado definitivo da rinoplastia?
Logo após a cirurgia, já consegue ter uma ideia do resultado, embora a zona tenha edema. No entanto, 3 semanas após a intervenção, a aparência do nariz já estará muito próxima do resultado final, que será definitivo 9 meses depois.
Para corrigir o nariz é necessário parti-lo?
Dependendo do objetivo da rinoplastia, pode ser necessário fraturar e moldar o osso e a cartilagem do nariz. Poderá ser necessário utilizar um enxerto de cartilagem com origem no septo nasal, no pavilhão auricular ou na costela.
Vou ficar com nódoas negras no nariz?
Depende de pessoa para pessoa, do tipo de cirurgia e do tipo de fratura. Normalmente, desaparecem ao fim de uma semana.
Quando são retirados os pensos/tala?
Geralmente, os pensos/talas são retirados ao fim de uma semana.
Quanto tempo até poder retomar exercício físico?
Deve evitar exercício físico intenso durante 1 mês. Dependendo de cada caso, poderá retomar o exercício físico ligeiro/moderado uma semana depois da cirurgia.
Já fiz uma rinoplastia, mas não gostei do resultado. É possível corrigir?
Sim. Se fez uma rinoplastia no passado e não está contente com o resultado, pode realizar uma rinoplastia secundária.