A ptose mamária (mama descaída) pode ocorrer naturalmente no processo de envelhecimento por ação da gravidade, devido a variações do peso corporal ou após a gravidez e amamentação.
A mastopexia ou lift mamário é o procedimento cirúrgico que permite corrigir esta queda, flacidez e falta de firmeza mamária, ao reposicionar a mama no seu local anatómico e devolver-lhe uma forma mais jovem.
Este procedimento pode ser realizado apenas com o próprio tecido da mulher, através da remoção do excesso de pele e reposicionamento da mama, melhorando a sua forma e projeção – a mastopexia sem próteses.
Quando a atrofia mamária está presente, mas não existe tecido mamário suficiente, além da remoção da pele, é necessário colocar uma prótese mamária, com o objetivo de restaurar o volume adequado e obter um decote mais preenchido – a mastopexia com próteses/mastopexia de aumento.
Devido à necessidade de readaptar o excesso de pele existente, as cicatrizes da mastopexia são ligeiramente mais extensas do que as da cirurgia de aumento mamário.
Com a gravidez e com a amamentação, com as perdas de peso acentuadas e com o envelhecimento, a mama pode sofrer atrofia e ptose (queda), o que pode trazer consequências psicológicas para a mulher.
Normalmente, a mastopexia está indicada em mulheres que preencham os seguintes critérios:
- Ptose mamária e volume suficiente que não querem aumentar o volume final (mastopexia sem próteses)
- Ptose mamária, volume insuficiente, mas que não desejam colocar próteses (mastopexia sem próteses)
- Ptose mamária que querem, simultaneamente, levantar a mama e melhorar o decote/polo superior da mama (mastopexia com próteses)
- Sem fatores de risco para a saúde importantes e sem oscilações abruptas de peso
- Pacientes saudáveis, emocionalmente estáveis e expectativas realistas
A forma e o tamanho das mamas antes da cirurgia vão influenciar as técnicas utilizadas e o resultado final da cirurgia.
Existem três tipos de incisões para este procedimento cirúrgico:
Cicatriz periareolar
A incisão é realizada à volta da aréola, onde a cicatriz fica mais disfarçada devido à transição natural da cor para a pele da mama. É associada aos casos ligeiros de ptose mamária, onde o reposicionamento do CAM (complexo aréolo-mamilar) é pequeno.
Cicatriz vertical/circumvertical
Implica uma incisão periareolar e uma incisão vertical, que se estende da parte inferior da aréola até ao sulco inframamário. Permite correção de casos de ptose moderada.
Cicatriz em T invertido ou em âncora
Implica uma incisão periareolar, uma vertical e uma incisão ao longo do sulco inframamário, de extensão variável. Está indicada em casos de ptose severa, quando é necessário remover grandes quantidades de pele, implicando uma grande subida do CAM.
O tipo de cicatriz e a técnica utilizada são escolhidos de acordo com cada paciente e com as suas características.
Nos casos de ptose e atrofia glandular com indicação para lift mamário e reposição de volume utilizam-se implantes de silicone (mastopexia com próteses).
Aqui, tal como na mamoplastia de aumento, o tipo de prótese é discutido com a paciente, de acordo com as suas expectativas, características anatómicas e dos seus tecidos e da pele, de modo a que o resultado final seja harmonioso, natural e duradouro.
Atualmente, há uma grande diversidade de próteses de diferentes formas, tamanhos, projeções e texturas, com o objetivo de personalizar o mais possível o resultado.
Forma
Existem dois formatos de próteses: as redondas, em que o polo superior e inferior têm igual distribuição de volume, e as anatómicas ou em gota, com um formato que simula a mama feminina, concentrando mais volume no polo inferior.
Tamanho
As diferentes marcas oferecem um leque variado de tamanhos de próteses. Nalguns casos podem ser feitas por medida.
Projeção/Perfil
Há vários tipos de projeção: perfil baixo, moderado, alto e super alto. A projeção das próteses deve conjugar-se com o tamanho.
Revestimento/Textura
Há próteses com superfície lisa, texturizada, microtexturizada e com revestimento em poliuretano.
Peso
Há implantes 30% mais leves que os implantes convencionais, os implantes B-lite, com vantagens em situações específicas.
Certificação e garantia
Todas as marcas de próteses comercializadas em Portugal são aprovadas pela CE (Comunidade Europeia). Porém, são poucas as marcas aprovadas pela FDA (Food and Drug Administration americana). Algumas dessas marcas têm garantias em caso de rotura, contratura ou seroma (casos muito raros). Em suma, é de extrema importância a seleção da marca de próteses que apresente a máxima segurança para as pacientes.
- Melhoria da confiança e da autoestima
- Melhoria das relações sociais e do sentimento de inclusão
- Melhoria do decote, com maior preenchimento e mais pronunciado
- Melhoria da aparência da mama, mais arredondada e natural
- Rejuvenescimento da mama, com disfarce de algumas estrias
- Melhoria do contorno, posicionamento e harmonia mamárias
- Melhoria do equilíbrio entre a região mamária e o tórax
- Melhoria da proporção corporal
- Melhoria da simetria mamária em casos de assimetria prévia
- Alargamento das opções de vestuário, nomeadamente na época balnear
1h30 - 2h
Sedação ou geral
Ambulatório
1-2 semanas
4-6 semanas
2-3 meses
10 dias
7 dias
Atualmente, existem softwares revolucionários para a simulação de resultados de mamoplastia de aumento.
Esta ferramenta permite visualizar, em tempo real, o antes e o depois de uma cirurgia mamária, possibilitando às pacientes ter uma ideia dos resultados que podem alcançar com diferentes tipos e tamanhos de próteses, gerindo assim as suas expectativas e objetivos de uma forma mais realista.
Perante os formatos e volumes simulados, quer em 3D, quer com simuladores externos, são pedidas várias próteses para o dia da cirurgia. Durante a intervenção cirúrgica é possível definir qual o melhor implante para cada mulher, uma vez que, antes da colocação da prótese definitiva, são colocados sizers. Os sizers são moldes dos verdadeiros implantes mamários, que podem ser experimentados durante a cirurgia, de forma a prever o melhor resultado.
É seguro fazer uma mastopexia?
A mastopexia é considerada uma cirurgia muito segura. No entanto, para realizar a cirurgia em segurança e diminuir o risco de complicações, assegure-se de que escolhe uma clínica certificada e que o seu lifting mamário é feito por um cirurgião com vários anos de experiência na área.
Qual é a anestesia utilizada?
A mastopexia é, geralmente, realizada com anestesia geral ou sedação.
Esta cirurgia implica internamento?
Na grande maioria dos casos, a mastopexia é realizada em regime de ambulatório, com alta no próprio dia. Em certos casos, dependendo do estado de saúde inicial da paciente, pode ser necessário um internamento de curta duração.
A mastopexia deixa cicatrizes?
As cicatrizes são o resultado inevitável de qualquer cirurgia. No entanto, há um cuidado da equipa para que a cicatriz final seja o menos visível possível. Com o passar do tempo, as cicatrizes tornam-se mais finas e mais claras. O resultado final surge 12 a 18 meses depois e a sua aparência depende de vários fatores, como as características genéticas da paciente e os cuidados pós-operatórios.
Com que tipo de cicatriz vou ficar após uma mastopexia?
A cicatriz de uma mastopexia varia de acordo com a técnica cirúrgica utilizada, a severidade da ptose e a extensão do lift necessário. As três opções são: a cicatriz periareolar (ao redor da aréola), a cicatriz vertical ou em forma de âncora e a cicatriz em “T” invertido. O tipo de cicatriz será discutido durante a consulta médica inicial, tendo em consideração os seus objetivos estéticos e o grau de flacidez mamária. É importante lembrar que, com o tempo e com os cuidados adequados, as cicatrizes tendem a tornar-se cada vez menos visíveis.
A cicatriz desaparece?
As cicatrizes não desaparecem, mas, com o passar do tempo, tornam-se mais finas e mais claras. O resultado final de uma cicatriz é esperado 12 a 18 meses depois da cirurgia. A aparência final depende de fatores como as características genéticas da paciente e os cuidados pós-operatórios.
É melhor fazer mastopexia com ou sem implantes?
Não há uma resposta certa para esta questão, já que a escolha entre estas duas cirurgias depende das características mamárias de cada paciente e dos seus objetivos estéticos. Se a paciente está insatisfeita com o volume dos seios e também tem flacidez ou descaimento moderado, uma mastopexia com implantes pode ser a opção indicada. Este procedimento combina o levantamento da mama (mastopexia), para corrigir a flacidez, com a inserção de implantes para aumentar o volume mamário. Por outro lado, se a paciente está satisfeita com o volume mamário, mas deseja corrigir a flacidez e o descaimento, uma mastopexia sem implantes deverá ser mais indicada. Deve consultar um cirurgião plástico experiente para avaliar a situação e escolher o procedimento que melhor responde às suas necessidades e expectativas.
Como saber se preciso de uma mamoplastia de redução ou de uma mastopexia sem implantes?
A escolha entre uma mamoplastia de redução e uma mastopexia sem implantes depende das suas características e necessidades individuais e objetivos. Se está insatisfeita com o tamanho e a forma dos seus seios, especialmente se estes são muito grandes em relação ao seu corpo e causam desconforto físico, uma mamoplastia de redução pode ser a opção indicada. Este procedimento reduz o volume dos seios, além de levantá-los e remodelá-los para um tamanho e forma desejáveis. Por outro lado, se o seu principal problema está relacionado com a queda e flacidez dos seios, mas está satisfeita com o tamanho, uma mastopexia sem implantes pode ser a escolha mais indicada. A consulta é fundamental para determinar qual a intervenção mais indicada para cada caso específico.
Vou precisar de drenos?
São colocados drenos sempre que é necessário eliminar líquidos que se acumulam na mama. Normalmente, são retirados ao fim de 24/48 horas.
O pós-operatório da mastopexia é doloroso?
O pós-operatório da mastopexia é, geralmente, bem tolerado. No entanto, durante os primeiros dias, pode sentir cansaço, desconforto e dor moderada. A toma da medicação analgésica prescrita ajudará a aliviar o desconforto.
Vou ficar com o peito inchado durante muito tempo?
O inchaço pós-operatório é normal e expectável nos primeiros 3 meses. As sessões de fisioterapia/drenagem linfática são importantes no processo de recuperação, pois ajudam o organismo a eliminar o excesso de líquidos, responsáveis pelo inchaço.
Quanto tempo dura o período de recuperação?
A duração da recuperação varia de paciente para paciente. O tempo de recuperação total de uma mastopexia não costuma ultrapassar as 4 semanas. Querer apressar a recuperação pode trazer complicações a curto/médio prazo.
Quando é que posso retomar a atividade normal?
A maioria das pacientes pode voltar à normalidade e retomar o trabalho ao fim de 2 semanas. É aconselhado evitar exercício físico intenso durante cerca de 4 a 6 semanas.
Após quanto tempo posso usar um soutien com aros?
Nas primeiras 6 semanas, deve utilizar sempre o soutien cirúrgico. Depois deste tempo, pode usar um soutien normal, embora recomendemos o soutien sem aros durante os primeiros 6 meses, especialmente se forem utilizadas próteses na cirurgia.
Existem efeitos secundários da mastopexia?
No período pós-operatório, pode haver nódoas negras e inchaço, que podem persistir durante 2 a 3 semanas. A mastopexia é uma cirurgia pouco dolorosa e a maioria das pacientes só precisa de analgésicos ligeiros. É importante seguir com cuidado as recomendações pós-operatórias para reduzir o risco de complicações.
Quais os riscos da cirurgia e da anestesia?
Como em qualquer outra cirurgia, a mastopexia não está isenta de riscos. Os riscos e complicações são explicados detalhadamente na sua consulta médica. Por exemplo: a reação à anestesia, hematoma, infeção, edema prolongado, cicatrização tardia ou inestética, assimetria e alteração da sensibilidade.
Posso fazer um levantamento mamário antes de engravidar?
Uma mastopexia pode ser realizada antes ou depois de ser mãe. No entanto, se está a pensar engravidar a curto prazo, é mais prudente esperar e adiar a cirurgia, já que as alterações da mama com a gravidez e com a amamentação podem comprometer o resultado. Nos casos em que a mama descaída incomoda mulheres mais jovens, pode-se ponderar o benefício emocional desta cirurgia antes de uma gravidez.
Depois de uma mastopexia poderei amamentar?
Embora a interferência na amamentação seja um potencial risco da mastopexia, a maior parte das mulheres que realiza um levantamento mamário e engravida consegue amamentar.
Depois de uma mastopexia, o peito pode voltar a descair?
A mastopexia não trava o processo natural de envelhecimento. Com o passar dos anos, o peito pode sofrer alterações devido à perda normal de elasticidade dos tecidos cutâneos, às oscilações de peso, à gravidez e à amamentação. Durante o procedimento cirúrgico de mastopexia, com ou sem implantes, são realizadas técnicas para que a mama demore mais tempo a descair. Para resultados duradouros, aconselha-se também a manutenção do peso, a alimentação equilibrada, a prática de exercício físico e a utilização diária de soutien.
Os implantes mamários são vitalícios?
Hoje em dia, os implantes mamários são fabricados para durarem muitos anos. No entanto, não existem implantes vitalícios, podendo haver necessidade de cirurgias de revisão posteriores.
Há mais riscos de cancro de mama em mulheres com implantes?
Não há estudos que demonstrem uma associação entre implantes mamários e o cancro da mama. Os implantes utilizados na cirurgia estética mamária são os mesmos utilizados numa cirurgia reconstrutiva após cancro. O cancro da mama pode aparecer em mulheres com próteses e em mulheres sem próteses. O mais importante é fazer a autopalpação e os exames de rastreio.
Depois da cirurgia posso continuar a fazer mamografia?
Sim, deve continuar a fazer os exames de rastreio de acordo com as indicações médicas. Antes de fazer uma mamografia, deve sempre avisar que tem implantes mamários para que sejam cuidadosos durante o exame.
Quando é que os resultados serão visíveis?
Por norma, há alterações imediatamente visíveis. No entanto, o inchaço pós-operatório nos primeiros 3 meses pode distorcer o resultado. As drenagens linfáticas são importantes para aliviar o desconforto e diminuir o edema. O resultado final da mastopexia é esperado de 6 a 12 meses após a cirurgia.
O resultado é definitivo?
Nenhuma cirurgia garante resultados vitalícios. A mastopexia não trava o processo natural de envelhecimento. À medida que envelhecemos, o peito continua a sofrer alterações devido à perda normal de elasticidade da pele, a flutuações de peso e à gravidez e à amamentação. Recomenda-se a manutenção do peso, a alimentação saudável e a prática de exercício físico para resultados mais duradouros.
Qual é o preço de uma mastopexia?
O preço da cirurgia depende da complexidade do caso. Todos os casos são diferentes e, por isso, as técnicas utilizadas são personalizadas e individualizadas. O custo pode depender de fatores como a experiência do cirurgião, a gravidade da ptose, o tempo previsto da intervenção e a necessidade de implantes. É recomendada uma consulta médica para obter um orçamento preciso, com base nas suas necessidades e objetivos individuais.