O lipoenxerto é um procedimento que utiliza gordura do próprio corpo para repor ou aumentar o volume nas zonas deficitárias. Pode ser realizado isoladamente ou, mais frequentemente, como procedimento associado a outras cirurgias (implantes mamários ou glúteos ou na cirurgia do contorno corporal).
O lipoenxerto facial pode ser realizado para complementar e aprimorar resultados de um facelift, ou, como indicação primária, quando desejamos aumentos de volume. Pode ser utilizado para corrigir a falta de volume em toda a face, nomeadamente nas pálpebras, região nasal, perioral, mento, ângulos mandibulares, têmporas e frontal.
A preparação da gordura tem várias etapas e, no caso especifico de lipoenxerto da face, passa por um processo de centrifugação e separação de componentes que requer equipamento apropriado e algum tempo de execução.
A “pega da gordura” é a quantidade de gordura que sobrevive no local enxertado (cerca de 50 a 80%). A percentagem da gordura que perdura está directamente relacionada com a técnica cirúrgica, mas também com a qualidade dos tecidos, sendo significativamente mais baixa nos fumadores. Após o período de 6 meses, a gordura enxertada passa a comportar-se como gordura nativa e, como tal, aumenta e reduz de volume sempre que o paciente engorda ou emagrece.
Normalmente o lipoenxerto facial está indicado em adultos que preencham os seguintes critérios:
- Envelhecimento facial
- Perda de volume malar, das têmporas ou do mento
- Olhos esqueletonizados por falta volume orbitário
- Olheiras profundas e marcadas
- Perda de volume facial pós perda ponderal ou após medicação crónica
- Assimetrias faciais
- Pacientes saudáveis, emocionalmente estáveis e com expectativas realistas
As cicatrizes nas regiões lipoaspiradas são mínimas (3 a 5mm) e escondidas em pregas naturais do corpo. Para a realização da lipoenxertia da face, são realizadas punções com agulha para permitir a entrada de uma cânula muito fina que, normalmente, não deixa marca visível.
- Aparência mais jovem e rejuvenescida
- Melhoria dos volumes das regiões tratadas
- Maior harmonia dos volumes e das sombras faciais
- Melhoria da autoestima e da autoconfiança
1-2 horas
Sedação
Ambulatório
1 semana
2 semanas
3 meses
8 dias
5 dias
É seguro fazer um procedimento de enxerto de gordura no rosto?
O enxerto de gordura na face é uma cirurgia segura, mas, como qualquer procedimento cirúrgico, não está isenta de riscos e complicações. Algumas das complicações mais frequentes são irregularidades no contorno, assimetria e reabsorção da gordura.
Qual é a idade ideal para realizar um enxerto de gordura no rosto?
Não há uma idade específica para um enxerto de gordura no rosto. A cirurgia está indicada quando as alterações no rosto incomodam o paciente, normalmente entre os 40 e os 55 anos. Quanto mais cedo realizar a cirurgia, menos drástica será a mudança e mais natural será o resultado.
Há alternativas não cirúrgicas ao enxerto de gordura?
Se o seu objetivo é repor volume facial perdido, mas prefere evitar a cirurgia, existem alternativas minimamente invasivas. Os preenchimentos com ácido hialurónico podem acrescentar volume às maçãs do rostos, lábios, olheiras, rugas e sulcos, entre outras áreas, dependendo do que deseja melhorar. Embora os efeitos não sejam permanentes e, normalmente, durem entre 6 a 12 meses, estes preenchimentos podem ajudar a minimizar a aparência do rosto envelhecido, sem se sujeitar aos riscos da cirurgia.
O resultado das injeções de gordura é artificial?
Não. Um dos grandes benefícios dos enxertos de gordura é proporcionar um resultado natural à vista e ao toque. Por se tratar da gordura do próprio organismo, o resultado será muito parecido com o de um rosto mais jovem.
Vou ficar com a cara inchada?
Logo após o enxerto de gordura, notará a sua cara mais inchada e com algumas nódoas negras. O inchaço visível durante as primeiras semanas deve-se essencialmente ao edema pós-operatório. Com o passar do tempo, diminui, ficando mais natural 3 a 6 meses depois.
Quanto tempo dura o resultado do enxerto de gordura no rosto?
A gordura, geralmente, permanece para o resto da vida, sofrendo naturalmente com o processo de envelhecimento. A sobrevivência do enxerto de gordura depende da técnica utilizada e do local onde é injetada. Nos fumadores a sua reabsorção é maior.
Ganhar ou perder peso após o enxerto de gordura pode comprometer o resultado?
A gordura facial aumenta ou reduz de volume de acordo com o peso de cada um. Ou seja, quando aumentar a massa gorda, o volume vai aumentar e, da mesma forma, quando perder peso e massa gorda, o volume facial também diminui.
O meu corpo pode rejeitar a gordura?
Uma das principais vantagens desta cirurgia é que, por se tratar de gordura do seu próprio organismo, o risco de rejeição, de alergias e de efeitos adversos é muito reduzido.
O pós-operatório é muito doloroso?
No período pós-operatório pode sentir um desconforto leve, mas não é expectável que haja dor. Poderá ocorrer inchaço moderado, nódoas negras e sensação de dormência, sintomas transitórios, que desaparecem após alguns dias.
Qual é o tempo de recuperação e quando posso voltar ao trabalho?
Dependendo do seu plano de tratamento, a maioria dos pacientes pode voltar ao trabalho 3 a 7 dias depois.
É habitual fazer esta cirurgia conjuntamente com outras?
Sim. É um procedimento que realizamos quase sempre na cirurgia de facelift e pode ser um complemento sempre que se realiza uma lipoescultura ou uma lipoaspiração.