A lipoaspiração é um método eficaz para modelar o corpo, tanto para casos de excesso de peso ligeiro, como para eliminar gordura localizada que resiste apesar da dieta e do exercício físico.
Este procedimento pode ser realizado em, praticamente, todas as áreas do corpo. Por exemplo, no pescoço, nas costas, nos braços, abdómen, flancos, coxas, joelhos e pernas, permitindo um contorno corporal mais harmonioso.
Quando realizada nas condições recomendadas, a lipoaspiração é um procedimento de baixo risco, com pequenas incisões com cerca de 3 a 5 mm em sítios estratégicos, na sua maioria cobertas pela roupa interior ou em pregas naturais corporais. Estas cicatrizes por onde entram as cânulas para remoção da gordura tornam-se praticamente impercetíveis com os cuidados adequados e com o passar do tempo. A recuperação é fácil, rápida e pouco dolorosa.
A lipoescultura é um procedimento em que a gordura aspirada pode ser utilizada para esculpir uma nova silhueta e aumentar o volume noutras áreas, por exemplo nos glúteos ou na mama. Este processo é chamado de enxerto de gordura.
Estes procedimentos não podem ser encarados como métodos de emagrecimento, sendo o seu maior benefício a remodelação da silhueta e não a perda de peso.
Normalmente as pessoas que pretendem realizar este tipo de procedimento são adultos que procuram melhorar o contorno corporal e apresentam estas condições:
- Gordura localizada numa ou em várias zonas, que resiste à dieta e ao exercício físico
- Sem flacidez severa
- Boa elasticidade de pele e uma boa tonicidade muscular
- Peso estável e sem fatores de risco de saúde graves
- Pacientes saudáveis, emocionalmente estáveis e com expectativas realistas
As características dos pacientes, nomeadamente a qualidade da pele e a flacidez, vão influenciar o resultado final da cirurgia. É importante compreender que o procedimento melhora o contorno corporal, mas não trata a celulite, nem é um método de emagrecimento ou uma maneira de atingir a perfeição.
A lipoaspiração é feita através da introdução de cânulas de pequena espessura, ligadas a aparelhos que permitem efetuar uma pressão negativa de sucção, removendo, deste modo, o excesso de gordura.
As cicatrizes resultantes da lipoaspiração são muito pequenas e discretas (cerca de 0,5-1 cm), normalmente escondidas nas pregas naturais do corpo.
- Melhoria da confiança e da autoestima
- Melhoria das relações sociais
- Contorno corporal mais harmonioso e proporcional
- Aparência corporal mais atraente e rejuvenescida
- Melhoria do volume e projeção dos glúteos, mamas ou face (quando se faz lipoescultura)
- Alargamento de opções de vestuário, principalmente na época balnear
- Incentivo a um estilo de vida mais saudável
2–3h
Geral
1-2 dias
2-3 semanas
4-6 semanas
2-3 meses
10 dias
10 dias
É seguro fazer uma lipoaspiração?
Qualquer cirurgia tem potenciais riscos e complicações. No entanto, esta é uma cirurgia segura, sempre que realizada numa clínica credenciada e por um cirurgião plástico com vasta experiência em lipoaspirações e cirurgias de contorno corporal. É igualmente importante a realização de exames pré-operatórios, bem como seguir à risca todos os cuidados pré e pós-operatórios. Na consulta médica são explicados em detalhe todos os riscos e complicações.
Quantas zonas podem ser tratadas ao mesmo tempo?
Geralmente, conseguem tratar-se três a quatro zonas num único ato cirúrgico. No entanto, existe um limite de gordura e de tempo cirúrgico que devem ser respeitados para segurança do paciente. Nalguns casos, poderá ser necessária uma segunda intervenção.
Quantos litros de gordura podem ser eliminados numa intervenção?
De uma forma geral, o limite de gordura ronda os 5 a 6 litros por intervenção. De uma forma muito redutora, mais importante do que a quantidade absoluta de gordura, é a percentagem relativa retirada, não se devendo ultrapassar os 7% do peso corporal. Por exemplo, uma pessoa que pese 70 Kgs deve retirar, no máximo, 4,9 litros de gordura.
Posso combinar a lipoaspiração com outros procedimentos?
A lipoaspiração pode ser realizada de forma isolada ou combinada com outros procedimentos, nomeadamente com a abdominoplastia, com a braquioplastia, dermolipectomia das coxas e o lipoenxerto de glúteos ou mama.
A partir de que idade posso fazer uma lipoaspiração?
Esta cirurgia pode ser adequada a qualquer paciente adulto saudável que tenha indicação para tal, com maturidade e expectativas realistas. Um dos aspetos mais importantes a considerar é a elasticidade da pele, que se acentua com o avançar da idade. Nestes casos, poderão ser recomendados procedimentos alternativos para conseguir bons resultados.
Quais as limitações de uma lipoaspiração?
A maior limitação deste procedimento é a flacidez cutânea. Esta cirurgia não é um método de emagrecimento e não proporcionará bons resultados em pacientes com excesso de peso nem com flacidez cutânea. Os melhores resultados conseguem-se em pacientes com boa elasticidade de pele. Quando a pele é flácida, poderão ser necessários procedimentos adicionais para conseguir bons resultados (ex. abdominoplastia, lifting de coxas, lifting de braços, etc). Para os pacientes que querem evitar as cicatrizes da dermolipectomia, é recomendado o Bodytite.
A lipoescultura causa flacidez?
Quando a cirurgia é realizada em pacientes com uma pele firme e elástica, os tecidos têm capacidade de se readaptar ao novo contorno corporal. Quando já existe flacidez, ao eliminar gordura nessa zona, a flacidez poderá acentuar-se. Nesses casos, em especial em zonas com menos elasticidade cutânea como a face interna das coxas e dos braços, completa-se o procedimento com Bodytite. Esta tecnologia de RFAL (lipólise assistida por radiofrequência) sobreaquece a pele e leva à sua retração e consequente firmeza.
A lipoaspiração só está indicada para quem ainda não teve filhos?
Esta cirurgia está mais indicada para pacientes com boa elasticidade de pele. Por isso, é mais vezes realizada antes da gravidez. A lipoaspiração consegue diminuir o volume da zona abdominal e dar-lhe um aspeto mais liso, mas não corrige a diástase dos retos abdominais, nem o excesso de pele ou estrias que poderão resultar de uma gravidez. A equipa médica aconselhará o tratamento mais adequado às suas necessidades.
Estou em processo de emagrecimento. Posso fazer já a cirurgia?
A lipoaspiração não é uma cirurgia para perder peso ou emagrecer. Trata-se de um procedimento indicado para pessoas que, apesar de terem uma vida saudável, com dieta equilibrada e exercício físico, não conseguem perder volume em certas zonas do corpo. Se está em processo de emagrecimento, é aconselhável esperar até atingir o peso desejado. Apenas nessa altura, será possível avaliar o estado real do corpo e da pele e decidir quais serão os procedimentos mais adequados.
O resultado da lipoaspiração é definitivo?
Nenhuma cirurgia garante resultados vitalícios. O sucesso deste procedimento e dos resultados a longo prazo dependem dos cuidados que tem com o corpo e do seu estilo de vida após a cirurgia – recomenda-se uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico.
O resultado é visível imediatamente após a cirurgia?
Logo após a cirurgia, poderá notar diferenças. No entanto, o edema pós-operatório distorce o resultado. Um mês depois, já poderá ver mudanças significativas. No entanto, o resultado final é esperado 6 a 12 meses após o procedimento.
Depois de realizar uma lipoaspiração não preciso de voltar ao ginásio?
É aconselhável manter um estilo de vida saudável, com a prática regular de exercício físico. Isto permitirá, não só melhorar os resultados obtidos na cirurgia, como torná-los mais duradouros.
Quais os riscos e complicações da lipoaspiração?
Esta é uma cirurgia segura, mas, como qualquer procedimento cirúrgico, não está isenta de riscos e complicações. As complicações mais comuns são: infeção, seroma, hematoma, cicatrização tardia ou inestética, alterações na sensibilidade da pele e irregularidades no contorno. A equipa médica fará o melhor para conseguir um bom resultado. Se considerar que a relação risco-benefício para o seu caso específico é elevada, aconselhará outras opções de tratamento.
O pós-operatório é doloroso?
O desconforto pós-operatório depende da extensão da lipoaspiração e da combinação de procedimentos. É expectável sentir desconforto e dor moderada nos dias que se seguem à cirurgia. No entanto, estes são facilmente aliviados com os analgésicos prescritos.
No pós-operatório ficamos com muitas nódoas negras?
As nódoas negras costumam aparecer nas zonas intervencionadas, mas são autolimitadas e apenas visíveis durante cerca de 2 semanas, melhorando gradualmente até desaparecerem por completo.
São utilizados drenos?
Os drenos são utilizados sempre que necessário após a cirurgia para evitar a acumulação de fluídos e diminuir o risco de complicações. Normalmente, são retirados ao fim de 48 a 72 horas.
As massagens de drenagem linfática são obrigatórias?
As massagens de drenagem linfática são recomendadas e estão no protocolo pós-operatório de uma lipoaspiração. A cinta compressiva e as drenagens vão ajudar na prevenção de complicações, como seromas e hematomas, e no desaparecimento do inchaço, bem como na cicatrização interna.
A lipoescultura pode ser realizada em áreas do corpo além das que são comumente mencionadas, como o abdómen?
É possível realizar este procedimento noutras áreas do corpo menos comuns, como os braços, os ombros, as costas, o tórax, as coxas e as pernas, entre outros.
Pode ser utilizada a gordura removida?
A gordura aspirada pode ser utilizada para preencher outras zonas do corpo que possam ter falta de volume, tais como os glúteos (o denominado Brazilian Butt Lift), as mamas ou o rosto, conforme os objetivos do paciente.
Quando posso voltar ao trabalho e a realizar desporto?
Dependendo da extensão da lipoaspiração, poderá regressar ao trabalho entre 7 a 10 dias após a cirurgia (para profissões sedentárias). É importante referir que a recuperação pode ser mais lenta ou mais rápida em diferentes pacientes. Atividades que impliquem esforço físico, nomeadamente desporto, só podem ser retomadas após 6 semanas e de forma gradual.
Quando posso viajar?
Só poderá viajar de avião, em princípio, 10 dias depois. Se reside no estrangeiro e deseja realizar a sua lipoaspiração em Portugal, é importante permanecer no país pelo menos 2 semanas antes de regressar. Temos uma equipa especializada que lhe dará o apoio necessário para realizar a sua cirurgia em Portugal de forma segura.
Depois da lipoaspiração, a pele pode ficar mais flácida?
A questão da flacidez da pele após a lipoaspiração é um motivo de preocupação para muitos pacientes. Dependendo do estado físico inicial do paciente e da qualidade da pele, pode ser necessário complementar a lipoaspiração com outros procedimentos. Nos casos de flacidez e excesso de pele moderadas, pode complementar-se com o Bodytite. Quando o excesso de pele é grande e a flacidez é grave, deve realizar-se uma cirurgia combinada. Uma combinação cirúrgica muito comum é a lipoabdominoplastia, que conjuga, numa só intervenção, a lipoaspiração com a abdominoplastia, permitindo, não só remover o excesso de gordura, como também corrigir a flacidez e eliminar o excesso de pele na zona do abdómen.
Qual é o preço de uma lipoaspiração?
O preço de uma lipoaspiração varia de paciente para paciente e depende de vários fatores: complexidade da cirurgia, tempo do procedimento, necessidade de internamento, combinação de procedimentos, tecnologia complementar e número de zonas a tratar. O valor exato da lipoaspiração é confirmado após a consulta médica de diagnóstico.