fbpx
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Labioplastia / Ninfoplastia​

Correção da flacidez e assimetrias dos lábios vaginais
Íntimo

A procura de procedimentos estéticos para melhorar a aparência da região genital tem vindo a aumentar nos últimos anos.

A labioplastia, também designada de ninfoplastia, é o procedimento cirúrgico que permite reduzir os pequenos lábios vaginais, quando estes são demasiado grandes, ou corrigir casos de flacidez ou assimetrias.

A hipertrofia ou aumento dos pequenos lábios pode ocorrer na infância, mas, na maioria dos casos, está associada ao envelhecimento, à gravidez e ao parto, a infeções, a alterações hormonais ou à obesidade. Apesar de não ser grave, pode diminuir a autoestima da mulher e causar dificuldades com o vestuário e desconforto na atividade sexual ou na prática de exercício físico.

Normalmente, as mulheres que pretendem realizar uma labioplastia apresentam as seguintes condições:

  • Pequenos lábios excessivamente grandes, irregulares ou assimétricos
  • Redundância de pele em torno do clitóris
  • Baixa autoestima
  • Desconforto ao usar determinado vestuário
  • Desconforto ao praticar exercício físico ou durante a atividade sexual
  • Sem fatores de risco de saúde graves, sem patologia hormonal
  • Pacientes saudáveis, emocionalmente estáveis e com expectativas realistas

Existem diferentes técnicas de labioplastia e cada caso deve ser tratado individualmente, de forma personalizada.

Por ser uma zona escondida pelos grandes lábios vaginais, as cicatrizes não são visíveis, tornando-se quase impercetíveis com o passar do tempo.

O lábio saliente é excisado em forma de “V”, ou em cunha, com linha quebrada. As bordas superiores e inferiores são suturadas juntas, gerando uma linha pequena e transversal. Durante o procedimento é, preferencialmente, usado um fio de sutura reabsorvível, para não ser preciso remover pontos.

Os pontos cirúrgicos caem espontaneamente ao fim de 2 semanas. Cerca de 1 mês depois, a região estará totalmente cicatrizada.

  • Melhoria da confiança e da autoestima​
  • Maior conforto na prática de exercício físico e durante a  atividade sexual​
  • Melhoria da vida íntima do casal​
  • Melhoria das relações sociais, com maior facilidade em usar roupas justas​
  • Melhoria da aparência da região genital​
  • Maior simetria dos pequenos lábios, em casos de assimetria prévia​
1
A labioplastia é um procedimento cirúrgico realizado sob anestesia local, com ou sem sedação, com a duração aproximada de 30 minutos a 1 hora, em regime de ambulatório.
2
As pacientes podem regressar ao trabalho ao fim de uma semana. No entanto, devem evitar esforços físicos intensos por um período de 4 semanas, bem como atividade sexual de entre 6 a 8 semanas.
3
O resultado final é variável, dependendo do estado prévio à cirurgia, das características da paciente e do cumprimento das indicações médicas. Muitas vezes, 1 mês depois da cirurgia, o resultado final já é visível.
Visão geral
Duração

30min – 1h​

Anestesia

Local, com ou sem sedação​

Internamento/Ambulatório​

Ambulatório

Regresso ao trabalho​

1 semana​

Restrição de atividade física ​

4 semanas​

Resultados

1 mês

Restrição de voar​

3-5 dias​

Restrição de conduzir​

3 dias​

Perguntas frequentes

Sim. A labioplastia é uma cirurgia com um grau de complexidade relativamente baixo e segura, quando realizada numa clínica credenciada e por um cirurgião plástico inscrito na Ordem dos Médicos e com vários anos de experiência na realização de cirurgias íntimas femininas.

Embora a maior parte das alterações da região genital feminina esteja relacionada com o avançar da idade, há outros fatores que podem contribuir para o aumento dos lábios vaginais em qualquer idade: alterações hormonais, gravidez, diabetes, obesidade, alguns medicamentos e o uso de anabolizantes.

A labioplastia pode ser realizada sempre que exista indicação para a cirurgia, independentemente da idade da paciente.  A cirurgia é, frequentemente, realizada por mulheres mais velhas, por questões estéticas, e também para corrigir alterações que ocorreram com a gestação. Também é feita por pacientes mais jovens, já que a hipertrofia dos lábios vaginais pode ser embaraçosa para algumas mulheres e até condicionar a qualidade de vida. 

A labioplastia consiste em reduzir o tamanho dos pequenos lábios através do corte do excesso de pele. A única forma disponível para eliminar o excesso de pele é através da excisão com o bisturi ou com laser.

Como os pequenos lábios vaginais não estão expostos, as cicatrizes ficam escondidas e impercetíveis.

Cerca de 2 a 3 dias depois, pode voltar a fazer atividades que não impliquem esforço. Pode haver desconforto e dor moderada nos primeiros dias, mas, por norma, a recuperação não é muito dolorosa. A toma dos analgésicos prescritos alivia o desconforto associado e tornará a recuperação mais confortável.

A recuperação inicial é relativamente rápida, mas, de forma a conseguir uma boa cicatrização, não pode haver atividade sexual nem exercício físico durante cerca de 4 semanas para não comprometer o resultado final.

Imediatamente após a labioplastia é expetável algum edema, o que pode distorcer o resultado. À medida que o inchaço diminui, o resultado começa a ser visível. Isto acontece normalmente a partir da primeira semana. O resultado final é, normalmente, visíveis ao fim de 3 meses.

Os resultados da labioplastia são duradouros e permanentes, se não existirem causas adjacentes não tratadas. Por outro lado, se, após a cirurgia, a paciente tiver oscilações significativas de peso, problemas hormonais ou outras doenças, engravidar ou tomar anabolizantes, o resultado da cirurgia poderá alterar-se.

A maior parte das alterações de sensibilidade após uma labioplastia são transitórias e devem-se ao edema pós-operatório. A redução dos pequenos lábios é uma cirurgia muito superficial, onde apenas é eliminado o excesso de pele, que não interfere com as terminações nervosas da região do clitóris. 

Os ricos mais comuns da cirurgia de redução de lábios vaginais são: reação à anestesia, infeção, hematoma, edema prolongado, alterações da sensibilidade da pele, irregularidades, assimetria, cicatrização tardia ou inestética. Os possíveis riscos e complicações da labioplastia são explicados em detalhe durante a consulta médica.

O preço de uma cirurgia de redução de lábios vaginais depende do grau de complexidade e da combinação de procedimentos. Com frequência, a redução de lábios vaginais é feita com outras cirurgias íntimas, como a redução do capuz do clitóris, a lipoaspiração do monte de Vénus, o aumento dos grandes lábios com enxerto de gordura ou o ácido hialurónico para melhorar a flacidez e a colporrafia (o “aperto” da vagina). O preço exato da labioplastia é confirmado após a consulta médica de diagnóstico.

Pedido de Informações

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.