O mamilo invertido (também conhecido por mamilo retraído ou mamilo invaginado) corresponde à falta de projeção do mamilo (o bico da mama), que permanece enterrado na aréola. Afeta entre 3 a 5% das mulheres e, normalmente, ocorre dos dois lados. Na maior parte dos casos, está presente desde o nascimento e resulta do encurtamento dos ductos lactíferos e da formação de uma fibrose por dentro do mamilo, que o traciona para o interior da aréola.
Existem 3 graus de mamilo invertido:
- Grau I: os mamilos são planos, mas é possível manipulá-los para fora, com um pouco de estímulo, e assim permanecem por algum tempo.
- Grau II: após estimulação, é possível projetar os mamilos, mas eles rapidamente retraem.
- Grau III: O mamilo permanece invertido e não é possível manipulá-lo para fora.
Além do desagrado estético, esta situação pode levar a alterações funcionais relacionadas com a dificuldade de amamentação, a irritação local e a infeção.
A inversão mamilar é uma situação comum, com consequências estéticas, psicológicas e funcionais. Está indicada a sua correcção nas pacientes que apresentam os seguintes critérios:
- Inversão do mamilo de todos os graus
- Mamilos invertidos uni ou bilaterais
- Assimetrias mamilares
- Dificuldade na higiene na região mamilar
- Inibição sexual ou na intimidade do casal
- Dificuldade na amamentação
A cirurgia é a solução mais indicada e com resultados mais previsíveis. As opções não cirúrgicas, como os dispositivos de sucção, ou as massagens manuais, são ineficazes.
Nos procedimentos cirúrgicos de correção da inversão mamilar, a cicatriz é de pequenas dimensões e fica localizada no interior do complexo areolomamilar, sendo, praticamente, impercetível.
– Melhoria da confiança e da autoestima
– Maior conforto durante a atividade sexual
– Melhoria da vida íntima do casal
– Melhoria da aparência da mama
– Melhoria da higiene local
– Maior possibilidade de amamentação
30min – 1h
Local, com ou sem sedação
Ambulatório
1 semana
4 semanas
1 mês
3-5 dias
3-5 dias
A cirurgia de correção da inversão mamilar pode ser combinada com outras cirurgias?
Sim. Em geral, é feita ao mesmo tempo que a cirurgia de redução/aumento mamário, aproveitando a mesma anestesia, com a vantagem de existir apenas um período de recuperação.
Qual é a duração expectável do internamento?
Se a cirurgia de correção mamilar for realizada isoladamente, a paciente poderá ter alta no próprio dia. Quando a cirurgia é combinada com outros procedimentos, em geral, a paciente permanece internada durante o tempo pré-definido para essas cirurgias.
Quais são os cuidados no pós-operatório?
De uma forma genérica, deverá evitar esforços. É importante a utilização de um soutien pós-cirúrgico, indicado pela equipa médica.
A cirurgia provoca alterações da sensibilidade dos mamilos?
Num período inicial, pode haver alterações da sensibilidade do mamilo. Com o tempo, as alterações normalizam.
Depois da cirurgia é possível amamentar?
A inversão mamilar está associada a alterações anatómicas que podem interferir com o fluxo de leite através do mamilo. As técnicas cirúrgicas usadas para corrigir a inversão mamilar procuram preservar a capacidade de amamentação.
Os mamilos podem voltar a ficar invertidos depois da cirurgia?
Apesar de não ser comum, nalguns casos o mamilo pode voltar a ficar enterrado na aréola e pode ser necessário realizar uma nova intervenção cirúrgica.
Qual é o preço da cirurgia?
O preço da cirurgia depende da avaliação prévia em consulta e da combinação com outras cirurgias. Após a avaliação inicial, ser-lhe-á apresentado um plano de tratamento, bem como o valor exato da cirurgia.