A cirurgia de aumento de glúteos com gordura é o procedimento de lipoescultura que permite aumentar o volume e melhorar a forma dos glúteos, recorrendo à gordura do próprio corpo. Ao mesmo tempo, permite reduzir o volume de outras zonas do corpo, como os flancos ou as coxas, tornando a silhueta mais harmoniosa.
Nos vários passos da lipoenxertia, primeiro realiza-se a lipoaspiração para colher a gordura, que depois será processada por lavagem e decantação e, posteriormente, aplicada na região glútea, na camada subcutânea e em plano supramuscular, sob controlo ecográfico. É uma técnica ideal para pacientes não fumadores e que procuram resultados de aumento glúteo duradouros.
O lipoenxerto passa por um período de inchaço que demora cerca de 3 a 5 meses a passar. Só nessa altura se terá uma perceção do resultado final. O resultado alcançado é dinâmico e depende das oscilações da massa gorda corporal. Quando o paciente aumenta de peso e massa gorda, o resultado torna-se mais evidente e marcado. Pelo contrário, quando o paciente perde peso e massa gorda, o volume glúteo também diminui.
Normalmente, a cirurgia de aumento glúteo com gordura está indicada em adultos que preencham os seguintes critérios:
Desejo de aumentar o tamanho e volume dos glúteos, remodelar ou corrigir irregularidades
Gordura disponível noutras zonas do corpo
Boa elasticidade de pele na zona dos glúteos/ancas
Insatisfação com o volume e/ou projeção glútea
Perda ponderal significativa
- Pacientes saudáveis, emocionalmente estáveis e com expectativas realistas
As cicatrizes são semelhantes às da técnica de lipoaspiração, com cerca de 3-5 mm em locais selecionados, para ficarem escondidas. Para a aplicação/enxerto da gordura são realizadas até três incisões, com cerca de 1-2 mm, também praticamente impercetíveis.
- Melhoria da autoestima e da autoconfiança
- Melhoria do volume e da projeção glútea
- Melhoria do contorno e da forma do glúteo
- Redução da flacidez da região glútea e lombar
- Eliminação da gordura localizada em zonas indesejadas
- Melhoria da silhueta corporal
Resultados harmoniosos à vista e ao toque
2-3 horas
Geral
1 noite
3 semanas
4 semanas
3-4 meses
10 dias
15 dias
É seguro fazer um procedimento de aumento de glúteos com gordura?
Como em qualquer intervenção cirúrgica, o aumento de glúteos com gordura tem potenciais riscos e complicações. No entanto, sempre que realizada por uma clínica credenciada e por um cirurgião plástico reconstrutivo e estético com experiência em lipoaspirações e enxertos de gordura, e com suporte ecográfico, é uma cirurgia segura e com um índice de complicações reduzido.
Posso combinar o aumento de glúteos com outras cirurgias?
Sim. O aumento de glúteos com gordura está sempre associado a uma lipoaspiração e é frequentemente combinado com outros procedimentos de contorno corporal como a abdominoplastia, o bodylift posterior, etc.
Qual a quantidade máxima de gordura possível para enxertar nos glúteos?
A quantidade de gordura a enxertar varia de acordo com a dimensão da área recetora. Habitualmente, para melhorar o contorno, pode ser enxertada entre 150 a 200 cc de gordura por glúteo. Para um aumento mais significativo de volume, pode ser enxertada entre 400 a 600 cc de gordura em cada lado. Este procedimento pode ser repetido 6 a 9 meses depois, aumentando a capacidade de reter gordura a cada sessão.
Quais as limitações do aumento de glúteos com gordura?
Os pacientes com baixa percentagem de massa gorda não são bons candidatos ao procedimento, uma vez que a gordura que têm disponível é, habitualmente, insuficiente para os resultados desejados. Nesses casos, o recurso a uma cirurgia combinada de implantes glúteos e lipoenxerto é a melhor opção.
Quanto tempo depois posso viajar de avião?
Pode viajar de avião 8 a 10 dias depois.
Devo esperar dores no pós-operatório?
O desconforto pós-operatório está relacionado com a posição e depende também das áreas onde se realizou a colheita de gordura. É habitual algum desconforto por ser obrigatório estar de barriga para baixo quando estiver deitado.