Como devo escolher o meu cirurgião plástico?
Os cirurgiões plásticos da JUNO são credenciados, com formação completa reconhecida em Portugal e na Europa. Deverá sempre confirmar a formação de um cirurgião no site da Ordem Médicos.
A cirurgia plástica faz desaparecer as cicatrizes?
Não. No entanto, a equipa JUNO utiliza as técnicas mais atualizadas para que o resultado seja o mais impercetível possível. Apesar disso, alguns pacientes são um desafio.
Preciso de fazer algum exame antes de ser operado com anestesia geral?
Sim. Para poder ser sedado ou anestesiado, é necessário um estudo de rotina com análises sanguíneas, mesmo para pacientes saudáveis. Para pacientes acima dos 30 anos, é também necessário um RX do tórax e um eletrocardiograma feito nos últimos 6 meses.
Preciso de fazer algum exame antes de uma cirurgia com anestesia local?
Não. Se é saudável, não precisa de fazer exames de rotina para procedimentos com anestesia local.
Preciso de fazer algum exame à mama antes da cirurgia mamária?
Sim. No caso da cirurgia mamária em pacientes saudáveis, com menos de 35 anos, e sem historial de doença familiar, é preciso um despiste através de ecografia mamária. Os pacientes acima desta faixa etária deverão também realizar uma mamografia.
Posso continuar a tomar os meus suplementos e/ou chás antes de uma cirurgia?
Depende. Deve comunicar à equipa JUNO todos os suplementos e produtos naturais que toma habitualmente, uma vez que há princípios ativos que podem trazer complicações durante e após a cirurgia. Por exemplo, o chá verde. Apesar das suas propriedades benéficas, o chá verde pode aumentar o risco de hemorragia na cirurgia e também de hematoma no pós-operatório, sendo aconselhável parar a toma cerca de 3 a 4 semanas antes da cirurgia.
O tabaco tem alguma influência numa cirurgia?
Sim. A nicotina tem efeitos negativos na cicatrização e nos retalhos e enxertos. Os fumadores demoram mais tempo na cicatrização e a pega dos enxertos de gordura é significativamente mais reduzida. Na cirurgia de facelift ou na abdominoplastia, as técnicas cirúrgicas são adaptadas pela equipa JUNO para assegurar um nível de segurança alto em pacientes fumadores.
O resultado da minha cirurgia vai-se alterando com o tempo?
Sim. Nas primeiras semanas o resultado está sempre associado a inchaço, muitas vezes com nódoas negras, e as cicatrizes ainda são recentes. Depois desta fase, e ao fim de 2 a 3 meses, o resultado começa a estabilizar, embora as cicatrizes ainda possam estar vermelhas e exigir atenção redobrada. Aos 6 meses, as cicatrizes ficam mais claras. Depois disso, o resultado evolui naturalmente, com a progressão do tempo.
Posso ter uma tromboembolia ou outra complicação grave numa cirurgia?
A equipa JUNO realiza os procedimentos de prevenção protocolados e, como tal, em pacientes saudáveis, o risco de complicações graves é exclusivamente estatístico. Quando o paciente tem patologias de base como diabetes, hipertensão arterial, antecedentes de tromboembolismo, entre outros, é realizada uma avaliação de risco e, só então, é discutida a possibilidade de um procedimento cirúrgico ou da utilização de técnicas alternativas não invasivas.
No dia da cirurgia ainda falo com o cirurgião?
Sim. No dia da cirurgia, o paciente é reavaliado e são feitas as marcações na pele, de acordo com o plano cirúrgico e com o registo fotográfico prévio. É nessa fase que se esclarecem as últimas dúvidas.